Publicado por: aquarela2020 | 27/06/2012

Embratur vai monitorar competitividade do turismo

Portaria, publicada hoje no Diário Oficial, cria levantamento que irá comparar valores de tarifas hoteleiras entre 10 cidades brasileiras e 10 no exterior

A partir da próxima segunda-feira (2), a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) começa a realizar a Pesquisa Internacional de Preços da Hotelaria (PPH). A determinação foi publicada hoje (27), no Diário Oficial da União, em portaria assinada pelo presidente da Embratur, Flávio Dino. A pesquisa fará levantamento da média tarifária de hotéis em 10 cidades brasileiras e as comparará com 10 cidades no exterior. “Os megaeventos que receberemos nos próximos anos, tais como Copa e Olimpíadas, darão ao Brasil uma visibilidade até agora única em sua história”, lembra Dino. “Para que isso tenha efeitos positivos para o turismo, a longo prazo, precisamos também assegurar a atratividade e manutenção do país como um destino competitivo também em termos financeiros no cenário mundial”.

Seguindo a Lei de Acesso à Informação, os dados serão de acesso público a qualquer cidadão que solicitar. E a cada seis meses, a Embratur realizará um Fórum de Competitividade para apresentação e análise das informações da pesquisa, sendo convidados: Ministério do Turismo, Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), Anseditur (Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores), ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil). As informações também serão apresentadas pelo Instituto nas reuniões ordinárias do Conselho Nacional de Turismo.

A pesquisa levará em consideração os turistas que viajam a Negócios e Lazer. Serão utilizados os seguintes parâmetros: tempo entre a data da consulta e o início da hospedagem, período de estada, destinos pesquisados no Brasil e destinos pesquisados no exterior. Além disso, serão catalogados os dados referentes às acomodações de três categorias: econômico, médio e alto conforto e, a menor e maior tarifa encontrada em cada estabelecimento com café da manhã incluso.

Os hotéis dos destinos brasileiros que serão pesquisados a Negócios são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Belém, Salvador e Fortaleza. Já a Lazer os destinos são: Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife, Florianópolis, São Paulo, Manaus, Natal, Foz do Iguaçu e Gramado.

No exterior, serão analisados os hotéis das seguintes cidades a Negócios: Santiago do Chile, Buenos Aires, Nova Iorque, Paris, Londres, Tóquio, Viena, Dubai, Milão e Frankfurt. E, a Lazer: Santiago do Chile, Buenos Aires, Nova Iorque, Paris, Londres, Miami, Sydney, Barcelona, Rep. Dominicana e Cancún.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 119 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: