Publicado por: aquarela2020 | 26/06/2012

Embratur desenvolve ferramenta de apoio à comercialização

Trip Planner permitirá que o turista estrangeiro pesquise e compartilhe suas experiências no Brasil e tenha acesso os serviços oferecidos pelo setor turístico brasileiro

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) irá lançar, em breve, uma nova ferramenta de comunicação digital que pretende contribuir para que o Brasil esteja em uma posição de destaque diante de outros destinos turísticos internacionais. O aplicativo Trip Planner, oferecerá ao consumidor, por meio do Facebook, informações sobre aspectos práticos de sua viagem ao Brasil.

“Uma ferramenta simples, direta e fácil de usar, tanto para o usuário que busca informações quanto para o trade turístico, que poderá divulgar seus serviços”, ressalta o presidente da Embratur, Flávio Dino. Segundo ele, o aplicativo contará com o conteúdo do Trip Advisor, a maior referência para viajantes de turismo internacionais. “A parceria nos permitirá oferecer informações atualizadas e fornecidas por usuários que já passaram pela experiência de visitar o Brasil”.

Ao utilizar o Facebook, o objetivo da Embratur é criar uma ligação direta com o consumidor. O novo aplicativo permitirá, então, o contato direto dos possíveis turistas, com os fornecedores de produtos turísticos brasileiros. “O primeiro momento servirá para que os empresários do setor possam alimentar a ferramenta com seus produtos”, explica. Mas para isso, o empresário deve estar registrado no Cadastur – Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, que é administrado pelo Ministério do Turismo, em parceria com as secretarias de Turismo nos 26 estados e no Distrito Federal, o sistema permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados.

Para o trade turístico do Brasil, esta será uma grande oportunidade de traçar um relacionamento direto com aqueles turistas que pretendem vir ao país. “Nossa página no Facebook é um canal para pessoas que desejam conhecer o Brasil, sendo assim, será uma forma de estabelecer uma comunicação direta entre quem deseja comprar e quem deseja vender”, explicou Dino.

O Trip Planner estará interligado com as outras ferramentas digitais da Embratur que promovem a divulgação do Brasil para o público final. Além de poder ser acessado pela página do Brasil no Facebook, o aplicativo estará vinculado ao novo Brand Channel do Brasil no Youtube. Lançado em março, o canal desenvolvido em parceria com o Google, auxilia os turistas estrangeiros no planejamento de suas viagens ao Brasil, de forma interativa, com imagens, vídeos e informações detalhadas sobre o que fazer no país. Ao acessar a página, o turista deverá responder apenas quatro perguntas: quando virá ao Brasil, quantos dias, com quem e qual seu interesse (compras, diversão, esportes, praia, natureza e cultura). A partir daí, a ferramenta irá disponibilizar uma lista de destinos e atrações ao internauta.

Mídias digitais

A Embratur intensifica ainda mais sua aposta nas mídias digitais como plataforma para a divulgação, no exterior, dos destinos turísticos brasileiros. O reforço dessa estratégia está embasado em indicativos de mercado. Cerca de um terço (30,9%) dos estrangeiros que vêem ao Brasil organizam sua viagem pela internet, segundo dados da pesquisa Demanda Turística Internacional de 2010, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). O estudo também revela que 28,4% dos turistas consultam amigos e parentes na hora de decidir seus destinos de viagem, e é fato que as redes sociais se constituem como um importante canal de comunicação para este compartilhamento de informações. Produzir conteúdos associados a mídias digitais passou, portanto, a ser uma das prioridades na divulgação do país como destino turístico no exterior. No Brand Channel, o turista pode assistir a vídeos postados por outros visitantes, visualizar a localização dos destinos no Google Maps. No Trip Planner, ele receberá dicas disponíveis no TripAdvisor e, por fim, compartilhará sua seleção com os amigos no Facebook.

Confira imagens ilustrativas:

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 121 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: